Não paguei o IPVA e agora?

27 de junho de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quando você compra um veículo é necessário saber as consequências que ele trará ao seu bolso, ou seja, não é apenas abastecer e rodar com o automóvel, tá? Por sinal, você já pagou seu Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022? 

Esse imposto é cobrado anualmente pelos governos estaduais, o IPVA foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária única (TRU). Confira a tabela do IPVA no site do Detran do seu Estado, pois varia de um Estado para o outro. 

Em Santa Catarina, por exemplo, quem pagar o IPVA fora do prazo terá que arcar com multa de 0,3% a 20% do valor corrigido do imposto, mais valor da taxa básica de juros da economia, a Selic, acumulada mensalmente e 1% relativamente ao mês em que o pagamento for efetuado.

Como consultar o valor do IPVA 2022?

Como o valor do IPVA e a forma de pagamento varia de acordo com cada Estado, você deve entrar no site do Detran do Estado em que você reside para saber sobre os valores e prazos, entretanto, na maioria dos casos, é possível quitar o valor em um único pagamento ou optar pelo parcelamento em até três vezes sem juros.

Posso dirigir com o IPVA atrasado?

O motorista pode dirigir com o IPVA atrasado, PORÉM só até o licenciamento, que acontece todo ano de acordo com a sua placa. O imposto precisa ser pago, caso contrário o próximo licenciamento será bloqueado automaticamente e seu veículo pode ser retido/apreendido. 

Existem veículos isentos do IPVA?

Sim, existem. Mas cada Estado possui sua regra e é necessário segui-lá. Os seguintes estados oferecem a isenção do IPVA para veículos com:

Mais de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins. 

No estado de Mato Grosso são 18 anos. Já em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até 31 de dezembro de 2000. Em Santa Catarina, os veículos produzidos até 1985 são isentos de pagamento do imposto. 

Mais de 20 anos de fabricação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. 

Mais de 10 anos de fabricação: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte. 

O Estado de Minas Gerais isenta carros com placa preta e Pernambuco têm um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva no valor do imposto. 

A melhor alternativa é consultar o Detran do seu estado para avaliar a situação.

Se você ainda não pagou o IPVA do seu veículo em 2022 fique atento e busque por informações no site do Detran do seu Estado.

Possui
alguma
dúvida?

Mais informações, ligue