Qual a forma correta de levar crianças no carro?

12 de outubro de 2018

Existem algumas exigências feitas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para o transporte de crianças em carros. Confira quais as formas corretas de levar os pequenos e lembre-se: a multa por chegar a 7 pontos na CNH, além do valor de R$ 293,47 e retenção do veículo.

As crianças com 10 anos ou mais podem ser levadas no banco da frente do carro. As menores que isto devem sempre estar em assentos traseiros, na cadeirinha. A exceção é quando os veículos não possuem banco traseiro – por exemplo, picapes de cabine simples. Nestes casos, o Código de Trânsito Brasileiro diz que a criança deve ser levada no banco do passageiro da frente, mas com o dispositivo de retenção adequado.

São três os tipos de cadeirinhas permitidas: a bebê-conforto, a cadeirinha tradicional, e o assento de elevação. O bebê-conforto deve ser utilizado por crianças de até 1 ano, com peso de até 10 kg. Ele deve estar posicionado de forma que a criança olhe para a parte de trás do carro. Isso pode evitar lesões no pescoço em casos de batidas frontais.

As cadeirinhas são usadas por crianças que têm entre 1 e 4 anos, e pode ser virada para a frente do veículo. Já o assento de elevação é utilizado por crianças acima dos 4 anos. Ela faz com que a criança fique mais elevada no banco, de forma a poder utilizar o cinto de segurança do próprio veículo. Mas atenção: ele só deve ser utilizado caso a criança já tenha o tamanho para que o cinto não fique muito próximo do pescoço.

Gostou das dicas? Fique atento ao blog da Simples Veículo para saber mais sobre seu assunto preferido!

Possui
alguma
dúvida?

Mais informações, ligue ou envie uma mensagem