Carros usados, elétricos e híbridos pagarão ICMS menor em São Paulo

4 de outubro de 2021

Uma notícia boa para o setor de carros usados em São Paulo. Conforme matéria divulgada pelo Jornal do Carro, após sobretaxar os carros novos e usados em janeiro deste ano, com um aumento expressivo de 207% no ICMS, o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou atrás. Nesta semana, Doria anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços para veículos usados e para os híbridos e elétricos 0-km a partir de janeiro de 2022.

No caso dos usados, a tarifa retorna ao percentual que tinha até 15 de janeiro, ou seja, cairá dos atuais 3,9% para 1,8%. Mas, vale lembrar que o ICMS chegou a 5,53% – mais que dobrou. A medida veio com o Decreto nº 65.253/2020, que estabeleceu o Pacote de Ajuste Fiscal do Estado de São Paulo. Após nove meses, segundo Doria, a meta fiscal está cumprida.

Por isso, veio a decisão de desonerar os usados e seminovos. E chega em boa hora, para, quem sabe, frear o avanço de preços desses modelos. Em vez de perderem valor, tal como ocorre naturalmente, os veículos usados vêm subindo de preço mês após mês. Há casos, por exemplo, de seminovos com preço superior ao do equivalente 0-km.

Este post traz um recorte da matéria publicada pelo Jornal do Carro. Você acessa a íntegra da matéria clicando aqui.

Possui
alguma
dúvida?

Mais informações, ligue ou envie uma mensagem